quarta-feira, 15 de junho de 2011

Compartilhando com todos os meus amigos, uma significativa mensagem que recebí

                                     A Fábula do Porco-espinho.

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.



A Moral da História
 
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, sobrepondo-os às qualidades. Afinal, "espinhos" todos nós temos.

 

3 comentários:

  1. meu querido inclusive, por não pararmos para pensar sobre a realidade de que só convivemos com pessoas diferentes, acreditávamos que era a atitude do outro a responsável pela eventual dificuldade no relacionamento interpessoal. Agora a nova pedagogia nos ensina que, como diz Ermance Dufaux, “A questão nunca é como convivemos com o outro, mas, como convivemos com o que sentimos e o que pensamos em relação ao outro”. Veja só: é o que “eu” penso e o que “eu” sinto que determina meu bom ou mal relacionamento interpessoal. O lado altamente positivo desta questão é que a “bola” do bom ou do mal relacionamento interpessoal está conosco, e não com o outro. E esta alternativa é salvadora, pois eu não tenho capacidade para mudar o outro, mas, se eu quiser, tenho plena capacidade para mudar minha forma de pensar e de agir,nunca é tarde pra recomeçarmos....que Deus te capacite cada vez mais a brilhar sempre..sempre..bjunhos!!

    ResponderExcluir
  2. oi bom dia mano do coração, é com certeza um grande erro pensar que existem pessoas perfeitas. Mas quem disse que o "perfeito" é o ideal? Tanta perfeição, acho que não teria tanta graça. Não proporcionaria o amadurecimento, a evolução do ser.

    Gosto do desafio da vida, gosto de lidar com as pessoas e com as diferenças que existem. Ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim... Cabe a nós exercitarmos o bom senso, o respeito, a paciência e a toletância para lidar com as pessoas que convivemos, muitas das vezes totalmente diferentes de nós. Não acertamos sempre. Com certeza, erramos e muito! Mas é preciso continuar nossa caminhada.

    Creio que não precisamos ser "amigos íntimos" de todos aqueles que cruzam o nosso caminho, porém, considero que o respeito às diferenças é primordial.

    Nos assuntos do coração, então, é preciso muito jogo de cintura para tentar entender melhor o outro, bem como suas atitudes e posturas perante a vida. Se a pessoa achar que vale o investimento, siga em frente, com paciência e inteligência. Mas se não valer a pena, talvez seja melhor repensar suas escolhas.

    Acho que já falei demais e na realidade ainda falaria mais... mas é que esse tema nos remete a inúmeras reflexões e apesar de tudo, devemos compreender o outro, pois cada pessoa tem uma história de vida diferente.e assim nunca seremos todos iguais em pensamento e comportamento.e devemos sim aceitar os defeitos dos outros, sem esquecer que temos muitos defeitos também.que o mais importante na vida e a felicidade,que as e feridas fiquem no esquecimento,o importante e o calor do momento....
    jks da mana joana de gravatai

    ResponderExcluir
  3. PAULO!
    SOU MARISTELA NASCIMENTO DE BARBACENA MINAS.
    SOU OUVINTE A POUCO DIAS DA RADIO MOEDA, E NAO TIVE A OPORTUNIDADE DE TC COM VC! MAS SO EM SABER QUE É MAIS UM DOS RADIALISTAS DA RADIO MOEDA, SINTA TBM SUA AMIGA.
    HOJE MOMENTO TAO DIFICIL PRA VC, NAO TENHO PALAVRAS QUE POSSAM AMENIZAR SUA DOR!
    SÓ QUERO DEIXAR MEU ABRAÇO CALOROSO, E DIZER QUE SO JESUS,SO JESUS PODE FAZER ALGO POR VC!
    E TENHO A CERTESA QUE ELE ESTA CUIDANDO DE VC, COM UM CARINHO ESPECIAL.
    QUE ELE POSSA TE CARREGAR NO COLO, HOJE VC PRECISA DE COLO;SEI POIS TBM PERDI O MEU A 8 MESES,MAS TENHO TBM A CERTESA QUE COMO O MEU ,O SEU TBM VAI PERMANECER VIVO! PARA SEMPRE , E QUE SEUS ENSINAMENTOS EXEMPLOS SERAO SEGUIDOS POR NÓS ACEITE MEU CARINHO, MINHAS ORAÇOES! FIQUE COM DEUS!
    A PAZ AMIGO!
    MARISTELA

    ResponderExcluir